domingo, 29 de maio de 2011

C.R.E.J.A. Professor Severino Uchôa

A escola de nosso estágio


Foto: Sara Dantas

Foto: Sara Dantas
Foto 1: Entrada


Foto: Sara Dantas
Foto 2: Entrada



Foto: Sara Dantas
 Foto 3: Acesso as salas de aula


Foto: Sara Dantas
  Foto 4: Acesso as salas de aula


Foto: Sara Dantas
  Foto 5: Acesso a diretoria e secretaria


    Localizada na Rua dos Estudantes s/nº Bairro Getúlio Vargas em Aracaju-SE, O Centro de Estudos Supletivos "Professor Severino Uchôa", foi criado pelo Decreto nº 4920 de 21/01/1981. A partir de 16 de novembro de 2006, passou a denominar-se de Centro de Referência de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, de acordo com a resolução nº 341 do Conselho Estadual de Educação.
    O seu patrono O CREJA Prof. Severino Uchôa possui como patrono o Professor Severino Pessoa Uchôa, nascido em 13 de abril de 1909, na cidade de Camutanga-PE. A partir de 1944, passou a residir em Aracaju, onde tornou-se funcionário do Ministério da Marinha de Sergipe. Foi Bacharel de Direito, professor, jornalista e poeta e presidente da Academia Sergipana de Letras. Faleceu no município de Aracaju-SE, no dia 15 de julho de 1983.
    A equpe diretiva é composta pela diretora Maria das Graças Figueiredo Conserva, e as Coordenadoras de Ensino: Sônia Maria Viera Silva;Vandeir Silva Mota e Marta Eleonora Melo de Carvalho Oliveira e como secretária Elvinice Oliveira Dias. Quem nos recebeu em sala de aula como professora regente em história licenciatura foi Gilnete Reis da Silva, que nos permitiu estagiar no 1ºA, onde pudemos perceber na aula de observação que tinha total entrosamento com seus alunos.
    Quanto as instalações temos 13 salas de aulas; 01 sala para atendimento aos alunos do Curso semi-presencial (modular); 01 sala de vídeo; 01 sala de leitura;01 sala de recursos;01 laboratório de informática;01 auditório; 02 almoxarifados; 01 sala para arquivo; 01 sala de professores; 01 sala para Coordenação e Comitê Pedagógico; 01 sala da direção; 01 secretaria; 01 sala de serviço gerais; 01 sala adaptada para servir o lanche; 01 cantina; 04 sanitários masculinos e 04 femininos; 02 sanitários para deficientes físicos com rampa de acesso para deficientes.
    A escola atende as seguintes modalidades de ensino nos turnos matutino, vespertino e noturno oferecendo: a 2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio, apenas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nos seguintes cursos:- Estudo Individualizado (Semi-presencial);
- EJAEF (Ensino Fundamental);
- EJAEM (Ensino Médio).
A escola possui 1488 matriculados nos três turnos, sendo 555 no Ensino Fundamental e 933 no Ensino Médio, organizados em 34 turmas, distribuídos nos três turnos.

ensino fundamental
01.  Estudo individualizado (semi-presencial):
Nesta modalidade de ensino não há grade Curricular, pois o aluno para estudar sozinho, recebe no ato da matrícula as programações dos conteúdos programáticos das 05 disciplinas básicas que são: Português, Matemática, História, Ciências, Geografia.
02. 2ª FASE/MODULAR – Ensino Fundamental:
É um curso oferecido para os alunos que  desejam estudar de forma presencial, com duração de 02 anos, sendo um semestre para cada etapa, totalizando 04 etapas, assim definidas com as respectivas disciplinas:
- 1ª etapa: Português e Matemática;
- 2ª etapa: Português e Matemática;

- 3ª etapa: Ciências, Geografia e Ensino Religioso;
- 4ª ETAPA: Cultura e Arte, Educação Física, História, Inglês e RedaçãoENSINO MÉDIO

No Ensino Médio a grade curricular é constituída pela Base Comum Nacional. O Curso é presencial e tem a duração de 02 anos, sendo um semestre para cada etapa, totalizando 4 etapas, assim definidas com as respectivas disciplinas:
- 1ª etapa: Português, Matemática, História e Filosofia;- 2ª etapa: Português, Matemática e Geografia;
- 3ª etapa: Biologia, Química e Educação Física;
- 4ª etapa: Física, Inglês, Sociologia e Artes

    A preocupação do professor com a educação, segundo Paulo Freire no livro educação e mudança (1979), refere-se ao processo amplo e não linear, em nossas mentes a educação já está condicionada à instituição escolar, mas não se deve subordinar uma a outra, pois estamos diante de uma sociedade onde a educação é o sujeito em que o homem busca por meio dela uma superação das suas imperfeições em um saber relativo, pois segundo o autor não é possível fazer uma refexão sobre a educação sem refletir no homem(p.17). E é seguindo os pensamentos de Paulo Freire que nós estagiários, nos honramos e sabemos nossas responsabilidades como mediadores do conhecimento.

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