terça-feira, 17 de maio de 2011

Plano de Aula 10/05/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 10/05/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Igreja e Cultura Medieval
  • CONTEÚDOS
*O que foram as Cruzadas;
* Guerras;
* Comércio.
  • HABILIDADES
* Identificar as causas das Cruzadas;
* Reconhecer as guerras.
*Caracterizar a importância do comércio;
  • COMPETÊNCIAS
*Compreender a questão das Cruzadas e seus objetivos;
*Analisar as guerras;
*Sintetizar a forma de comércio.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, giz, linha de lã.
  • AVALIAÇÃO
Dinâmica teia do conhecimento.
  • BIBLIOGRAFIA  
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 240-241
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 133-136
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 91-92


*Texto Complementar (pequeno resumo)

Organizada pela Igreja Católica e por nobres poderosos, as Cruzadas foram empreitadas militares com objetivo de combater quem ameaçasse a força do clero, autoridade dos nobres sobre os servos e impedir a expansão muçulmana no Ocidente. O nome dado as Cruzadas vem da palavra cruz onde os guerreiros usavam este símbolo em suas roupas e armaduras sendo guerreiros de Cristo, porém não só havia soldados treinados, também havia presença de mulheres, monges e crianças que sempre eram mortas nos combates, de fome ou de doenças.
Como já estudamos anteriormente, sabemos que os árabes foram os criadores do islamismo passando também a conquistar territórios fora da Península Arábica, dessa forma, eles abrangeram a Palestina e Jerusalém, terras até então sagradas para os católicos, judeus e muçulmanos. Por haver dificuldade nas peregrinações para estes lugares, o papa os reis e os nobres católicos da Europa Ocidental pediram para que se realizassem as Cruzadas, as quais chamavam de “santas” para reaver esses territórios. Além de impedir as peregrinações, os muçulmanos também saqueavam igrejas cristãs e dificultavam o comércio.
Observando que essas expedições ofereciam lucro através do comércio e dos saques, as Cruzadas geravam o acúmulo de riquezas para comerciantes e religiosos que as organizavam. Com o apoio dos comerciantes, ficava fácil pagar os custos das Cruzadas. Para os comerciantes essa situação foi muito vantajosa, mas para a religião tal questão nunca ficou resolvida. Cada Cruzada tinha sua própria característica e consequência, dentre elas podemos destacar o empobrecimento de alguns senhores de terras, e o fortalecimento do poder do rei. Mas apesar dos católicos do Oriente terem conquistado territórios, eles foram perdidos para os muçulmanos, fazendo com que até hoje se tenha ressentimentos entre católicos e muçulmanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário