domingo, 15 de maio de 2011

Nosso espaço




                 

(Forma de grafia incompatível a norma culta)

Esse Post é dedicado a nossas participações nas aula - aluno, professor, conteúdo, diversão!!!
Aproveite, esse espaço é "Todo Seu"

Faremos aqui  a descrição das aulas.


Foto: Sara Dantas
(Estagiários Sara Dantas, Cléberton Almeida e Marilda da Silva)


Aula nº01   19/04
Foto: Sara Dantas
(Na aula)

Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos a aula)

A primeira aula foi dada no dia 19/04 de 2011 terça-feira às 15:40min, fomos acompanhados e mais uma vez apresentados para a turma pela professora regente Gilnete Reis. A aula foi dada pela estagiária Sara Dantas onde ela falou do blog do estágio e sua importância, e tendo como tema da aula: O Império Bizantino (ver plano de aula 01). Como recurso metodológico a estagiária usou um mapa , quadro e giz. Escreveu um resumo que explicava a divisão do Império Romano, a cidade de Constantinopla, como era a economia, e como era a vida na cidade. Depois de escrever, usou o mapa para identificar a divisão do Império Romano. Os alunos se mostraram atentos e acompanharam toda a explicação. A aula ocorreu tranquila e sem contratempo.



Aula nº02   19/04
Foto: Sara Dantas
(Na aula)


Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)

A segunda aula aplicada dia 19/04/2011 terça-feira às 16:20min pela estagiária Sara Dantas, o tema foi: O Império Bizantino (ver plano de aula 02), de recursos foram usados quadro e giz. A professora regente esteve na sala durante os primeiros minutos da aula e logo após saiu. Conversas paralelas foram identificadas na turma sendo necessária uma imposição maior para manter a ordem e concentração na sala. Foi explicado sobre a participação política, a vida no campo, o governo de Justiniano e a revolta de nika e o Código de Justiniano.Para concuir a aula foi aplicado um texto complementar (ver plano de aula 02) com apenas uma questão a ser respondida.



Aula nº 03   26/04
Foto: Sara Dantas
(Explicação sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Execução de jogo pedagógico sobre o assunto)


Foto: Sara Dantas
(Execução de jogo pedagógico sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Execução de jogo pedagógico sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Execução de jogo pedagógico sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Execução de jogo pedagógico sobre o assunto)

A terceira aula foi dada dia 26/04/2011 terça-feira às 15:40min pela estagiária Sara Dantas com o conteúdo Império Bizantino (ver plano 03). A professora regente esteve em sala de aula entregou as provas e logo após saiu. Foi usado como recurso quadro, giz e imagens (ver plano 03). Sara apresentou o conteúdo de maneira tranquila, ilustrando com  imagens o conteúdo sobre a religião, a arte e a educação bizantina, também falou sobre o declínio do Império Bizantino. Como forma de avaliação foi executado um jogo pedagógico onde em meio a perguntas e respostas embaralhadas, os alunos tiveram que decifrar as respostas correspondentes a cada pergunta. Observamos que houve muita diversão e interação na hora do jogo.



Aula nº04  26/04
Foto: Sara Dantas
(Explicação sobre o assunto)


Foto: Sara Dantas
(Resolvendo a atividade)
  
 A quarta aula realizada no dia 26/04/2011 terça-feira às 16:20 foi dada pelo estagiário Cléberton Almeida. O estagiário mostrou-se seguro diante do conteúdo: Mundo Islâmico (ver plano 04). Os recursos utilizados foram quadro e giz. O estagiário expôs no quadro os principais tópicos sobre a Arábia pré- islâmica, o Estado, a sociedade ( árabes beduínos, árabes urbanos) a religião e a economia, também falou sobre a localização da Península Arábica. A aula transcorreu tranquila, e como forma de avaliação foi respondido um questionário.



Aula nº05   27/04
Foto: Sara Dantas
(Explicação sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Resolvendo a atividade)

 A quinta aula foi apresentada no dia 27/04/2011 quarta-feira às 14:40 pelo estagiário Cléberton Almeida com o tema: O Mundo Islâmico (ver plano 05). A aula comçou e pudemos observar que os alunos estavam eufóricos, mas nada que pudesse atrapalhar a aula. O estagiário usou como recurso quadro e giz e mostro a matéria de forma clara que diz respeito a Arábia islâmica, a Maomé e o islamismo, a unificação da Arábia através da identidade religiosa: o islamismo, a doutrina islâmica, a importância do Alcorão e o principio da Predestinação. Para avaliar a turma foi feito um questionário.


Aula nº06   03/05
Foto: Sara Dantas
(Explicação sobre o assunto)

Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)


A sexta aula ocorreu no dia 30/04 de 2011 terça-feira às 15:40 pelo estagiário Céberton Almeida com o tema: OMundo Islâmico (ver plano 06). A aula começou logo após o intervalo e percebemos que alunos estavam agitados, porém tudo foi acalmado quando o estagiário começou a dar o assunto. Nos recursos metodológicos foram usados quadro e giz para explicar os assuntos sobre a expansão e o declínio muçulmano, o governo teocrático, economia e cultura. Para avaliar foi executado exercício sobre o assunto.



Aula nº07   03/05
Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)


Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)



Na sétima aula dia 03/05 terça-feira às 16:20min foi iniciada pela estagiária Marilda Silva com o conteúdo sobre o Feudalismo (ver plano 07). A aula foi muito tranquilaonde foram desenvolvidos temas como sociedade feudal e política e cmo recursos metodológicoa foram usados quadro, giz, piloto, fanzine e texto. Tudo foi executado como previsto e para avaliar foi feito um exercício.




Aula nº08  04/05
Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)

Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)

Na oitava aula foi a estagiária Marilda Silva que aplicou no dia 04/05/2011 quarta-feira às 14:40 o assunto sobre o feudalismo (ver o plano 08). Os recursos metodológicos usados foram quadro, giz, piloto, fanzine e texto. Os alunos tiver a explicação sobre economia, religião, e a queda do sistema feudal. A avaliação ficou por conta de um questionário. Tudo transcorreu sem nenhum contratempo.



 Aula nº 09   05/05
Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)



Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)


Na aula de número nove no dia 05/05/2011 quinta-feira às 14:40 foi preparado por Marilda Silva o tema Feudalismo (ver plano 09). Foi usado como recursos quadro, giz, piloto, fanzine e texto ara se explicado questões sobre o vocabulário. Foi escrito no quadro os principais tópicos. A aula aconteceu sem nenhum problema relevante.



Aula de nº10  10/05
Foto: Sara Dantas
(Alunos atentos à explicação)

Foto: Sara Dantas
(Dinaâmica pedagógica "teia do conhecimento")

A décima aula aconteceu no dia 10/05/2011 terça-feira às 15:40 com o assunto referente a Igreja e a Cultura Medieval (ver plano 10) foi explicado pelos estagiários Cléberton Almeida e Sara Dantas. Foram abordados temas como as heresias e a inquisição. Como forma de recurso foi usado quadro e giz. A forma de avaliação ficou por conta de uma dinâmica a qual instigava os alunos a fazer perguntas entre si. A aula foi muito proveitosa e divertida.



Aula de nº11   10/05/2011
Foto: Sara Dantas
(Estagiária em sala de aula)

Foto: Sara Dantas
(Alunos participando da dinâmica)

Foto: Sara Dantas
(Alunos participando da dinâmica)


Na décima primeira aula realizada dia 10/05/2011 terça-feira às 16:20 realizada pelos estagiários Cléberton Almeida, Marilda Silva e Sara Dantas, foram abordados assuntos da Igreja e Cultura Medieval (ver plano 11), sendo tratado mais a fundo questões como as Cruzadas, as guerras e o comércio. Como recursos fora utilizados quadro, giz e linha de lã. De uma forma bem descontraída a forma de avaliação novamente foi a dinãmica teia do conhecimento, a qual todos aprenderam brincando.


Aula nº11  12/05/2011
Foto: Sara Dantas
(Expalnação do assunto)

Foto: Sara Dantas
(Encerramento)

Foto: Sara Dantas
(Encerramento)


Foto: Sara Dantas
(Sara, Cléberton, Gilnete e Marilda)



A nossa décima segunda e última aula foi realizada no dia 12/05/2011 quinta-feira às 14:40. Os estagiários Cléberton Almeida, Marilda da Silva e Sara Dantas deram o conteúdo Igreja e cultura medieval (ver plano 12), os quais abordavam temas como a arquitetura, a pintura  e a cultura popular no medievo. Giz e quadro foram os recursos utilizados e perguntas orais foram a forma de avaliação. Como era nosso último dia de aula, aproveitamos para comemorar o sucesso obtido. Com a presença da professora regente, da dirtora da escola, da coordenadora e dos alunos, pudemos celebrar juntos o êxito das aulas.




------------------------------------------------------------------------------
MAKING OFF DAS AULAS 





Nenhum comentário:

Postar um comentário