sábado, 28 de maio de 2011

Plano de Aula 19/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 19/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                              Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*Divisão do Império Romano;
*Constantinopla;
*Economia;
*A vida na cidade.
  • HABILIDADES
*Identificar como se deu a divisão do Império Romano;
*Caracterizar a construção de Constantinopla e seu crescimento;
*Reconhecer a importância da economia local;
*Conceituar a forma de vida nas cidades.
  • COMPETÊNCIAS
*Analisar a divisão do Império Romano e seus objetivos;
*Sintetizar a construção de Constantinopla;
*Compreender a questão da economia;
*Relacionar a vida na cidade.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Mapas, quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de jogo pedagógico com perguntas e respostas sobre o assunto.
  • BIBLIOGRAFIA
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59


 Mapa
                              http://www.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com 




*    TEXTO COMPLEMENTAR (pequeno resumo)

     O vasto Império Romano ocasionado por diversas crises, teve sua sua capital transferida para Bizâncio através do imperador Constantino. O Império foi dividido em dois: Império Romano do Ocidente (com sede em Roma) e Império Romano do Oriente (com sede em Constantinopla). A cidade fôra construída entre a passagem do mar Egeu e Negro, no Estreito de Bósforo, Bizâncio ficava no caminho que ligava o comércio entre a Europa e a Ásia, além da boa localização outros motivos fizeram com que Constantino mudasse a sede do Império, dentre elas a facilidade da contrução de muralhas e outras obras de segurança.
     Constantinopla (nome dado pela população em homenagem a quem o criara), tornou-se capital do Império Roano do Oriente, onde se tinha as maiores cidades, as terras mais férteis e ocomércio mais promissor. O Império Romano do Ocidente diante de invasões germânicas fragmentou-se e  chegou ao fim, enquanto Constantinopla crescia chegando a abrigar 250 mil habitantes em 412, acumulando grandes riquezas nos séculos seguintes, o que ajudou para ampliar domínios e resistir as invasões.
     O que colaborou para o desenvolvimento econômico do Imério Oriental foi sem dúvidas a localização, pois a rota era usada por quase todos os comerciantes que navegavam entre a Ásia e a Europa. Todas as atividades econômicas eram controladas pelo governo bizantino, existiam atividades como pesca, metalurgia, tecelagem, carpintaria, sapataria e etc... mas, sua pricipal atividade era o comércio, a qual era a mais lucrativa. O comércio com outras regiões troxe lucro ao Império e entre os principais produtos comercializados estavam os artigos de luxo, que também movimentava  a vida urbana no Império Bizantino.
     Os grandes comerciantes, os membros do alto clero, os altos funcionários do governo e os donos de oficinas e manufaturas eram os moradores das maiores cidades do Império Bizantino. Tais pessoas consumiam artigos de luxo e eram a minoria da população. A grande maioria da população da cidade era formada por escravos, pequenos comerciantes, artesãos, empregados de manufaturas e oficinas, e funcionários de médio e baixo escalão. Aqueles que não tinham trabalho recebiam alimentos do governo e se divertiam nos hipódromos, para aqueles trabalhadores que ganhavam pouco ficava muito difícil para morar em casas e comprar roupas, o que geraria grande despesa e fazia com que  morassem nas ruas.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário