sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plano de Aula 19/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 19/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*A participação política;
*A vida no campo;
*O governo de Justiniano e a revolta de nika;
*O Código de Justiniano.
  • HABILIDADES
*Identificar como se deu a participação política;
*Caracterizar a vida no campo e suas dificuldades;
*Reconhecer o governo de Justiniano, seus feitos e a revolta de nika;
*Conceituar o Código Justiniano.
  • COMPETÊNCIAS
*Analisar a participação política;
*Sintetizar a vida no campo;
*Compreender a revolta de nika e o governo de Justiniano;
*Relacionar o Código Justiniano.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de texto complementar.
  • BIBLIOGRAFIA
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59


Texto Compementar




Qual foi o destino do Império Romano do Oriente?
Império Bizantino (ou Bizâncio) foi o nome que recebeu a parte oriental do Império Romano. No século V, enquanto o Império Romano do Ocidente desmoronava devido às invasões sofridas nos seus territórios, o do Oriente manteve-se firme graças à figura todo-poderosa do imperador. Assim o Império Bizantino tornou-se uma unidade política, cultural e religiosa que sobreviveu mil anos depois da queda do Império Romano do Ocidente, só vindo a cair no século XV, com a conquista pelos turcos otomanos. Constantinopla, a capital, foi a cidade mais importante da Europa durante a Idade Média. O Império Bizantino desenvolveu um poder comercial notável e acumulou grandes riquezas. A religião cristã ocupava uma posição fundamental na organização do Império. A influência da civilização bizantina encontra-se na Rússia, no mundo islâmico e na Europa Oriental. 
(Texto disponível em:http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1363-,00.html<acesso em 08/04/2011

·           Diante dessa síntese, faça um breve comentário sobre a importância de Constantinopla. Atente-se a divisão do império, a Justiniano seu código e seu governo, a economia, e as questões até aqui estudadas.



* TEXTO COMPLEMENTAR ( pequeno resumo)

     Os Verdes e Azuis eram os principais partidos políticos no Império Bizantino. Comandados pela grande elite bizantina, esses partidos reuniam os trabalhadores e moradores dos bairros da capital. O principal local de concentração política era o hipódromo, onde durante as corridas os partidos apresentavam suas reinvidicações ao imperador que sempre comparecia, tais pedidos podiam ser militares, sociais e religiosas, sempre querendo obter privilégios. Muitos desses pedidos eram atendidos, pois era muito difícil governar sem o apoio popular. Os imperadores tentavam manter a rivalidade entre os partidos para que eles não se unissem e atacassem o governo e seus representantes.
     A vida no campo era composta pelos trabalhadores pobres como servos das grandes propriedades rurais e escravos (prisioneiros de guerra), os quais trabalhavam em minas, pedreiras, construções e nos serviços domésticos e eram a maior parte da população do Império Bizantino. Porém entre os próprios camponeses haviam diferenças na condição de vida, os mais ricos podiam comer carne e tomar um pouco de vinho, enquanto os menos abastados alimentava-se de azeitonas, mel, pães e peixes. Apesar da grande população estar na área rural, a economia agrária era frágil e acabava não conseguindo manter todos os habitantes do império, sendo necessárias 19 pessoas que trabalhasse no campo para manter um morador da cidade.
     Um dos mais importantes imperadores bizantinos foi Justiniano, que durante seu reinado conseguiu através de guerrar reaver alguns territórios que pertenciam ao Império do Ocidente. Mas para manter essas guerras  foram gerados gastos com soldados, transporte, abastecimento e armas, e para quitar essas dívidas foram cobrados impostos elevados a população, entre os principais estavam sobre a propriedade de terra, sobre as atividades comerciais e sobre as construções.
     A população insatisfeita com os elevados impostos, aproveitou uma corrida no hipódromo para iniciar uma revolta. Ao fim dda corrida  houve dúvidas sobre o vencedor e Justiniano quis escolher o vencedor. As torcidas estavam divididas e gritavam nika, nika (vitória, vitória), as tensões se voltaram para o lado social gerando um protesto popular. Justiniano refugiou-se no palácio e quis fugir, pois o conflito tinha ganhado as ruas de Constantinopla, mas fôra convencido por sua mulher Teodora. O imperador organizou as tropas e reprimiua revolta com cerca de 35 mil pessoas mortas.
     Foi também durante o reinado de Justiniano que as leis do direito romano foram revistas e deu origem ao Corpus juris civilis, e dentre as leis e normas  estava  o Código de Justiniano. Dentre as principais mudanças estavam a ampliação do poder do imperador e as garantias de manutenção das propriedades dos latifundiários e da Igreja. Mais tarde, essas leis serviriam de base para as leis de muitos países ocidentais, dentre eles o Brasil e algumas leis influenciam até hoje como: ninguém será punido pelo que pensa; quem acusa deve provar o que diz; ninguém deve ser retirado de sua casa à força e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário