sábado, 21 de maio de 2011

Plano de Aula 03/05/2011

C.R.E.J.A  SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª.  REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 03/05/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cleberton Almeida de Oliveira
                              Marilda da Conceição da Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Feudalismo
  • CONTEÚDOS
* O fim do Império Romano
*Sociedade Feudal;
* Política;
  • HABILIDADES
* Reconhecer o processo de declínio do Império Romano e fazer uma relação com a formação do Sistema Feudal.
*Identificar como estava formada a sociedade feudal;
*Caracterizar as relações políticas existentes entre senhores e vassalos;
  • COMPETÊNCIAS
*Analisar as relações sociais entre nobreza, clero e camponeses;
*Compreender a organização política da época;
* Relacionar o processo de migração para o campo como inicio da formação do sistema feudal.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, giz, piloto, fanzine e texto.
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de exercícios.
  • BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, A José Jobson. História Antiga e Medieval. 15ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 1991,  pp. 353-370.
PILETTI, Nelson. Toda a História. 5ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 1991,  pp. 97-98.



* Exercício

 
Exercício
1. Com base no tema estudado sobre o feudalismo, escolha 10 palavras chave e construa um “texto” utilizando as palavras escolhidas. O texto deverá conter entre 20 e 30 linhas. (A Prof. Gilnete, atribuirá uma nota de 0,0 a 1,0 ponto).
Obs. O texto deverá ser construído de acordo com o que o aluno entendeu sobre o assuntos.


* Texto Complementar (pequeno resumo)

FEUDALISMO
Resumo
Falar sobre feudalismo nos remete a uma nova forma de organização social, política econômica e religiosa ocorrido no período medieval. Nesse sistema, as pessoas vão se organizar de modo que a posição que cada um sabe a posição que deveria ocupar na comunidade. Na economia o feudalismo se apresenta como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. A religião católica representava um poder religioso (divino), poder politico e econômico.
Introdução: O fim do Império Romano:
Antes de falar das principais características do feudalismo é preciso entender seu início que se deu a partir da queda do império Romano. O início da Idade Média se deu a partir da queda do Império Romano do Ocidente, sediado em Roma. Esse Império estava passando por uma grande crise econômica, devido à falta de escravos, altos custos com a classe militar a diminuição das guerras de conquista as sucessivas invasões bárbaras (os autos custos com o exército, tornava difícil proteger as fronteiras do império) essa situação diminuiu o prestígio político de Roma, causando um estado de insegurança, custo de vida alto (aluguel e alimentação), dentre outros motivos. Tal situação fez com que as pessoas migrassem para o campo, surgindo assim, a figura do colono.
Sociedade feudal:
A sociedade feudal era estática e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses.
O clero tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo.
Já a terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais. Ou seja, não havia mobilidade social, (se nasce camponês, morre camponês e etc.)
Principais obrigações:
Talha: Obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo.
Corvéia: Obrigação que correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal, geralmente de 3 a 4 dias por semana. 
Banalidades: Obrigação onde o servo pagava pela utilização das instalações do castelo. Ex.: Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
Política:
A relação de Vassalagem e suserania representam ao mesmo tempo, uma relação política e econômica, ou seja, formavam um sistema socioeconômico na Idade Média, onde o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano, em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário