quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plano de Aula 26/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 26/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*Religião;
*A arte e a Educação;
*O declínio do Império Bizantino;
  • HABILIDADES
*Reconhecer a importância do cesaropapismo, da ruptura do cristianismo (Cisma do Oriente), do monofisismo e iconoclastia, e da religiosidade popular;
*Identificar as manifestações artísticas na arquitetura, pintura, nos mosaicos e esculturas, e na educação.
*Caracterizar os motivos da decadência do Império Bizantino ;
  • COMPETÊNCIAS
*Compreender a questão da religiosidade e o Cisma do Oriente;
*Analisar as manifestações artísticas no Império Bizantino ;
*Sintetizar o fim do Império Bizantino ;
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Imagens, quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de jogo pedagógico
  • BIBLIOGRAFIA   
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/artes/mosaicos/<acesso em 07/04/2011>

Imagens

                                                                       Mosaico





                                                   Igreja de Santa Sofia

* Texto Complementar (pequeno resumo)

     Podemos afirmar que o cristianismo era a religião oficial e o principal fator de unidade a tantos povos diferentes que viviam no Império Bizantino. Afim de manter  essa unidade entre os povos, os imperadores  assumiram o papel de Deus com a função de dirigir o Estado e proteger a Igreja, sendo assim, esse domínio do Estado para com a igreja  foi denominado de Cesaropapismo. Assim, os poderes do governo (César) e espirituais (papa) ficavam nas mãos do imperador. Com o título de basileus, os imperadores comandavam o Estado e a Igreja, porém o patriarca (chefe da hierarquia eclesiástica) era submetido. Essa doutrina afirmava que Deus era o centro do universso, consequentemente o imperador seria o representante de Deus na terra cabendo-lhes governar os assuntos humanos em nome de Deus.
     O Monofisismo e a Iconoclastia foram dois movimentos religiosos distintos. No monofisismo seus seguidores acreditavam que Cristo era de natureza divina, e não humana e divina como afirmava a Igreja Católica Romana, a qual acreditava na santíssima trindade (pai, filho e espírito santo), já a iconoclastia  defendia a proibição de imagens, fazendo com que elas não fossem adoradas através da destruição das mesmas.
     Durante muitos séculos os papas, os imperadores bizantinos e os patriarcas viveram em conflito, o que posteriormente acabaria levando o cristianismo a uma ruptura. Essa ruptura dá-se o nome de Cisma do Oriente, ou seja, quando o mundo cristão se dividiu em duas partes. A Igreja Católica do Oriente ou Igreja Católica Ortodoxa teve sede em Constantinopla e comandada pelo patriarca da cidade, já a Igreja católica do Ocidente ou Igreja Católica Apostólica Romana teria sede em Roma e comandada pelo papa. Mas além da Igreja Católica Ortodoxa, havia a religiosidade popular que incluía a a devoção de ícones e reliquias de santos, o que não era bem visto pela igreja.
     A produção artística do Império Bizantino se deu por meio dos diferentes povos que lá habitavam. na arquitetura destacam-se os mosteiros, as igrejas e aquedutos. Os Afrescos sempre representavam figuras divinas ou autoridades religiosas, que na maioria das vezes eram confeccionadas para aqueles que tinham condições de pagá-las, mas acreditava-se que não eram meras pinturas, mas sim, que o pintor estava alí por intermédio divino. Os mosaicos foram muito famosos por sua forma de confecção sempre representando animais, figuras religiosas e plantas. A escultura tinha os mesmos fins da pintura, ou seja, religiosos. Sobre a educação podemo dizer que sua principal preocupação era a transmissão da fé cristã, a qual cabia aos sacerdotes. A educação era valorizada pelos mais ricos, os meninos a partir dos seis anos aprendiam a escrever e a ler, e mais tarde passariam por aulas como filosofia e aritimética, já as meninas tinham professores particulares que davam aula em casa. os filhos das famílias menos abastadas apenas se alfabetizavam.
     Sobre o declínio do Império Bizantino podemos afirmar que uma série de ataques enfraqueceu tal império sendo perdidos muitos territórios para seus inimigos, sendo que seu principal adversário foram os árabes. Mas, entre os séculos IX e XI os bizantinos conseguiram fortalecer novamente seu exército e assim reconquistaram territórios. A partir daí a economia bizantina se fortaleceu novamente, suas tropas reforçaram fronteiras fazendo com que o império se firmasse. Porém em 1453, Bizâncio não resistiu as invasões e foi conquistada pelos turcos otomanos. Esse acontecimento é o mais utilizado para indicar o fim da Idade Média. Como consequência da conquista turca destacam-se a mudança de vários itelectuais bizantinos para a Penísula Itálica, mas não foi só isso, também houve aumento no preços de produtos cobrados aos comerciantes que compravam em Bizâncio e isso fez com que esses comerciantes proucurassem outras rotas para chegar a Ásia sem ter que passar pela cidade.

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