quarta-feira, 18 de maio de 2011

Plano de Aula 10/05/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA

SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 10/05/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cleberton Almeida de Oliveira
                              Marilda da Conceição da Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              
PLANO DE AULA
  • TEMA
* Igreja e Cultura Medieval;
  • CONTEÚDOS
* Clero Secular e Clero Regular;
* Escolas e Universidades;
* Heresias;
* Cátaros, Albigenses; Valdenses, Patarinos;
* Inquisição Medieval;

  • HABILIDADES
* Conhecer como estava estruturado o Clero Secular e Regular;
* Identificar a importância das Escolas e Universidades;
* Reconhecer o que era heresia;
* Conhecer os Cátaros, Albigenses, Valdenses, Patarinos;
*Identificar a importância da Inquisição Medieval;
  • COMPETÊNCIAS
* Diferenciar o Clero Secular do Clero Regular;
* Analisar a importância das Escolas e Universidades Medieval;
* Relacionar os Cátaros, Albigenses, Valdenses, Patarinos com as heresias, por       conseguinte a Inquisição Medieval.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro e giz.
  • AVALIAÇÃO
Dinâmica teia do conhecimento.

  • BIBLIOGRAFIA  
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 234-239.


* Texto Complementar (pequeno resumo)

Durante a Idade Média, a Igreja católica foi a principal instituição existente, uma verdadeira senhora de terras da Europa, suas terras eram obtidas através de doações feitas por particulares ou doações de reis.
Possuidora de poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja eram os mais importantes do período medieval.
De acordo com as atividades, o clero católico dividia- se em dois grupos: Regular, estes eram compostos por monges que habitavam conventos, monastérios e mosteiros, localizados em local isolado, pois acreditavam eles que sem o convívio com as pessoas teriam mais tempo para meditar e assim ficar mias próximos de Deus, as principais ordens monásticas são: Beneditinos, Agostinianos, Franciscanos, Dominicanos, etc; Secular, este era formados por sacerdotes que viviam fora dos mosteiros, existia uma hierarquia para melhor controla- los, a citar, padre, bispo, arcebispo, e no posto mais alto o papa.

Acerca das Escolas e Universidade, a Igreja Católica também controlava a educação nesse período, onde os professores eram membros do Clero citado acima. Através dessas escolas e universidade o Clero influenciava o conhecimento, bem como os valores transmitidos geração por geração. Vale ressaltar que a hegemonia da Igreja Católica não durou para sempre, pois surgira professores leigos, estes também passam a lecionar nas escolas e universidades e o Clero passa a dividir sua hegemonia com estes.
No tocante a Heresia e Inquisição, define- se como Heresia qualquer forma de expressão que seja contrária a Igreja Católica; Inquisição é o tribunal instituído pela Igreja Católica para julgar os acusados de Heresia, em linhas gerais, o tribunal da inquisição julgou e condenou a torturas e fogueiras muitos daqueles que eram acusados de heresias por utilizarem práticas que não eram compatíveis com aquilo que a Igreja Católica pregava.
Destaca- se como principais heréticos os Cátaros ou Albigenses, que acreditavam na existência de dois deuses, um do bem e um do mal, dessa forma iam de encontro aquilo que a Igreja Católica pregava, que ea a existência de um só Deus, criador do céu e da terra. Valdenses e Patarinos, esses acreditavam que para seguir Cristo era preciso pregar o voto de pobreza, reunindo dessa forma grande engajamento popular. Tal movimento também foi contrário as práticas instituídas pela Igreja Católica, e portanto classificado como herege.
Ademais, o período da Idade Média consiste de grande relevância no tocante a Igreja Católica em sua forma de lhe dar com educação e a sociedade, hora adotando valores a ser seguidos, hora combatendo formas de expressões que iam de encontro aquilo que estabeleciam.

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