Alguns avanços, ainda que mínimos, puderam ser notados durante esses anos que se passaram com relação a educação, e a inclusão digital foi uma delas. A tecnologia pode ser uma grande aliada da escola, e esta tem que estar bem preparada para encarar esse novo desafio: torna-lo verdadeiramente útil. Porém, para que isso seja feito, não adianta somente as escolas estarem bem equipadas com computadores novos e salas climatizadas para receber seu alunado, pois, o micro sozinho não é capaz de transformar a sala de aula em um ambiente realmente ligado a educação.
Pesquisas realizadas pelo Ibope em algumas capitais brasileiras, mostram a cruel situação dos computadores na escola. Tais pesquisas revelaram que os professores não estão preparados para aplicar a tecnologia dentro da própria sala de aula, tornando o equipamento algo com pouca utilização. Algumas vezes, estes computadores são usados para meras aulas de informática, o que não deixa de ser importante, porém, poderiam ser bem melhor aproveitados dando apoio ao professor e fazendo com que a aula se tornasse mais interessante deixando de fora a monotonia, quando não, acumulam pó dentro dos laboratórios sem que alguém capacitado possa manuseá-lo na escola e especialmente dentro da sala de aula.
Politicamente falando, houveram mais gastos com a educação, mas a melhoria do ensino ainda continua a desejar. Reinventar, ter criatividade e ter um bom material didático, sem sombra de dúvidas auxilia o professor a ter uma estrutura de organização e aulas mais excitantes, e o uso dos computadore sendo usado de forma correta e interativa, propõe ao aluno uma nova forma de aprendizado. Sem sombra de dúvidas, o alunado se interessa pelo que é novo e divertido e hoje uma das funções da escola é prepará-lo para viver em uma sociedade informatizada, sendo ele capaz de compreender, se comunicar e auto-realizar diante das mudanças tecnológicas.
Tornar o aluno pesquisador através das mídias, é fazer com que ele seja apto a ver os fatos, interpretá-los, desenvolver o raciocínio, criar situações e resolver os problemas. Dessa forma, o póprio aluno é que constrói o seu conhecimento, sendo que o computador não deva ser apenas utilizado ao ensino de seu manuseio, mas sim como meio de interação e resultados diante de atividades pedagógicas.
Referências:
LEITE, Percilia Souza. O uso do computador como recurso para o desnvolvimento de projetos de aprendizagem. Disponível em: pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/MONOGRAFIAPercilia.pdf
Texto disponível em: http://projetosliteratura.blogspot.com<acesso em 08/04/2011>