segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os meios digitais em sala de aula

                                      http://projetosliteratura.blogspot.com/

 

Alguns avanços, ainda que mínimos, puderam ser notados durante esses anos que se passaram com relação a educação, e a inclusão digital foi uma delas. A tecnologia pode ser uma grande aliada da escola, e esta tem que estar bem preparada para encarar esse novo desafio: torna-lo verdadeiramente útil. Porém, para que isso seja feito, não adianta somente as escolas estarem bem equipadas com computadores novos e salas climatizadas para receber seu alunado, pois, o micro sozinho não é capaz de transformar a sala de aula em um ambiente realmente ligado a educação.
Pesquisas realizadas pelo Ibope em algumas capitais brasileiras, mostram a cruel situação dos computadores na escola. Tais pesquisas revelaram que os professores não estão preparados para aplicar a tecnologia dentro da própria sala de aula, tornando o equipamento algo com pouca utilização. Algumas vezes, estes computadores são usados para meras aulas de informática, o que não deixa de ser importante, porém, poderiam ser bem melhor aproveitados dando apoio ao professor e fazendo com que a aula se tornasse mais interessante deixando de fora a monotonia, quando não, acumulam pó dentro dos laboratórios sem que alguém capacitado possa manuseá-lo na escola e especialmente dentro da sala de aula.
          Politicamente falando, houveram mais gastos com a educação, mas a melhoria do ensino ainda continua a desejar. Reinventar, ter criatividade e ter um bom material didático, sem sombra de dúvidas auxilia o professor a ter uma estrutura de organização e aulas mais excitantes, e o uso dos computadore sendo usado de forma correta e interativa, propõe ao aluno uma nova forma de aprendizado. Sem sombra de dúvidas, o alunado se interessa pelo que é novo e divertido e hoje  uma das funções da escola é prepará-lo para viver em uma sociedade informatizada, sendo ele capaz de compreender, se comunicar e auto-realizar diante das mudanças tecnológicas.
          Tornar o aluno pesquisador através das mídias, é fazer com que ele seja apto a ver os fatos, interpretá-los, desenvolver o raciocínio, criar situações e resolver os problemas. Dessa forma, o póprio aluno é que constrói o seu conhecimento, sendo que o computador não deva ser apenas utilizado ao ensino de seu manuseio, mas sim como meio de interação e resultados diante de atividades pedagógicas.

Referências:
LEITE, Percilia Souza. O uso do computador como recurso para o desnvolvimento de projetos de aprendizagem. Disponível em: pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/MONOGRAFIAPercilia.pdf
Texto disponível em: http://projetosliteratura.blogspot.com<acesso em 08/04/2011>


domingo, 29 de maio de 2011

C.R.E.J.A. Professor Severino Uchôa

A escola de nosso estágio


Foto: Sara Dantas

Foto: Sara Dantas
Foto 1: Entrada


Foto: Sara Dantas
Foto 2: Entrada



Foto: Sara Dantas
 Foto 3: Acesso as salas de aula


Foto: Sara Dantas
  Foto 4: Acesso as salas de aula


Foto: Sara Dantas
  Foto 5: Acesso a diretoria e secretaria


    Localizada na Rua dos Estudantes s/nº Bairro Getúlio Vargas em Aracaju-SE, O Centro de Estudos Supletivos "Professor Severino Uchôa", foi criado pelo Decreto nº 4920 de 21/01/1981. A partir de 16 de novembro de 2006, passou a denominar-se de Centro de Referência de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, de acordo com a resolução nº 341 do Conselho Estadual de Educação.
    O seu patrono O CREJA Prof. Severino Uchôa possui como patrono o Professor Severino Pessoa Uchôa, nascido em 13 de abril de 1909, na cidade de Camutanga-PE. A partir de 1944, passou a residir em Aracaju, onde tornou-se funcionário do Ministério da Marinha de Sergipe. Foi Bacharel de Direito, professor, jornalista e poeta e presidente da Academia Sergipana de Letras. Faleceu no município de Aracaju-SE, no dia 15 de julho de 1983.
    A equpe diretiva é composta pela diretora Maria das Graças Figueiredo Conserva, e as Coordenadoras de Ensino: Sônia Maria Viera Silva;Vandeir Silva Mota e Marta Eleonora Melo de Carvalho Oliveira e como secretária Elvinice Oliveira Dias. Quem nos recebeu em sala de aula como professora regente em história licenciatura foi Gilnete Reis da Silva, que nos permitiu estagiar no 1ºA, onde pudemos perceber na aula de observação que tinha total entrosamento com seus alunos.
    Quanto as instalações temos 13 salas de aulas; 01 sala para atendimento aos alunos do Curso semi-presencial (modular); 01 sala de vídeo; 01 sala de leitura;01 sala de recursos;01 laboratório de informática;01 auditório; 02 almoxarifados; 01 sala para arquivo; 01 sala de professores; 01 sala para Coordenação e Comitê Pedagógico; 01 sala da direção; 01 secretaria; 01 sala de serviço gerais; 01 sala adaptada para servir o lanche; 01 cantina; 04 sanitários masculinos e 04 femininos; 02 sanitários para deficientes físicos com rampa de acesso para deficientes.
    A escola atende as seguintes modalidades de ensino nos turnos matutino, vespertino e noturno oferecendo: a 2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio, apenas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nos seguintes cursos:- Estudo Individualizado (Semi-presencial);
- EJAEF (Ensino Fundamental);
- EJAEM (Ensino Médio).
A escola possui 1488 matriculados nos três turnos, sendo 555 no Ensino Fundamental e 933 no Ensino Médio, organizados em 34 turmas, distribuídos nos três turnos.

ensino fundamental
01.  Estudo individualizado (semi-presencial):
Nesta modalidade de ensino não há grade Curricular, pois o aluno para estudar sozinho, recebe no ato da matrícula as programações dos conteúdos programáticos das 05 disciplinas básicas que são: Português, Matemática, História, Ciências, Geografia.
02. 2ª FASE/MODULAR – Ensino Fundamental:
É um curso oferecido para os alunos que  desejam estudar de forma presencial, com duração de 02 anos, sendo um semestre para cada etapa, totalizando 04 etapas, assim definidas com as respectivas disciplinas:
- 1ª etapa: Português e Matemática;
- 2ª etapa: Português e Matemática;

- 3ª etapa: Ciências, Geografia e Ensino Religioso;
- 4ª ETAPA: Cultura e Arte, Educação Física, História, Inglês e RedaçãoENSINO MÉDIO

No Ensino Médio a grade curricular é constituída pela Base Comum Nacional. O Curso é presencial e tem a duração de 02 anos, sendo um semestre para cada etapa, totalizando 4 etapas, assim definidas com as respectivas disciplinas:
- 1ª etapa: Português, Matemática, História e Filosofia;- 2ª etapa: Português, Matemática e Geografia;
- 3ª etapa: Biologia, Química e Educação Física;
- 4ª etapa: Física, Inglês, Sociologia e Artes

    A preocupação do professor com a educação, segundo Paulo Freire no livro educação e mudança (1979), refere-se ao processo amplo e não linear, em nossas mentes a educação já está condicionada à instituição escolar, mas não se deve subordinar uma a outra, pois estamos diante de uma sociedade onde a educação é o sujeito em que o homem busca por meio dela uma superação das suas imperfeições em um saber relativo, pois segundo o autor não é possível fazer uma refexão sobre a educação sem refletir no homem(p.17). E é seguindo os pensamentos de Paulo Freire que nós estagiários, nos honramos e sabemos nossas responsabilidades como mediadores do conhecimento.

Bem-Vindos ao Mundo Medieval

Todas as fotos a seguir são pertencentes ao Instituto Ricardo Brennand localizado em Recife-PE. Tais objetos retratam o período medieval.




                                      http://www.institutoricardobrennand.org.br/index2.html
Foto 1: Instituto Ricardo Brennand

Foto: Sara Dantas
Foto 2: Cúpula

Foto: Sara Dantas
 Foto 3: Cinto de castidade

Foto: Sara Dantas
 Foto 4: Fonte dos desejos

Foto: Sara Dantas
Foto 5: Vitral

Foto 6: Armaduras

Foto 7: Reprodução de castelo medieval


Foto 8: Armaduras



Foto 9: Armamentos


Foto 10: Armamentos

Foto 11: Móvel em estilo gótico




sábado, 28 de maio de 2011

Plano de Aula 19/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 19/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                              Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*Divisão do Império Romano;
*Constantinopla;
*Economia;
*A vida na cidade.
  • HABILIDADES
*Identificar como se deu a divisão do Império Romano;
*Caracterizar a construção de Constantinopla e seu crescimento;
*Reconhecer a importância da economia local;
*Conceituar a forma de vida nas cidades.
  • COMPETÊNCIAS
*Analisar a divisão do Império Romano e seus objetivos;
*Sintetizar a construção de Constantinopla;
*Compreender a questão da economia;
*Relacionar a vida na cidade.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Mapas, quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de jogo pedagógico com perguntas e respostas sobre o assunto.
  • BIBLIOGRAFIA
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59


 Mapa
                              http://www.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com 




*    TEXTO COMPLEMENTAR (pequeno resumo)

     O vasto Império Romano ocasionado por diversas crises, teve sua sua capital transferida para Bizâncio através do imperador Constantino. O Império foi dividido em dois: Império Romano do Ocidente (com sede em Roma) e Império Romano do Oriente (com sede em Constantinopla). A cidade fôra construída entre a passagem do mar Egeu e Negro, no Estreito de Bósforo, Bizâncio ficava no caminho que ligava o comércio entre a Europa e a Ásia, além da boa localização outros motivos fizeram com que Constantino mudasse a sede do Império, dentre elas a facilidade da contrução de muralhas e outras obras de segurança.
     Constantinopla (nome dado pela população em homenagem a quem o criara), tornou-se capital do Império Roano do Oriente, onde se tinha as maiores cidades, as terras mais férteis e ocomércio mais promissor. O Império Romano do Ocidente diante de invasões germânicas fragmentou-se e  chegou ao fim, enquanto Constantinopla crescia chegando a abrigar 250 mil habitantes em 412, acumulando grandes riquezas nos séculos seguintes, o que ajudou para ampliar domínios e resistir as invasões.
     O que colaborou para o desenvolvimento econômico do Imério Oriental foi sem dúvidas a localização, pois a rota era usada por quase todos os comerciantes que navegavam entre a Ásia e a Europa. Todas as atividades econômicas eram controladas pelo governo bizantino, existiam atividades como pesca, metalurgia, tecelagem, carpintaria, sapataria e etc... mas, sua pricipal atividade era o comércio, a qual era a mais lucrativa. O comércio com outras regiões troxe lucro ao Império e entre os principais produtos comercializados estavam os artigos de luxo, que também movimentava  a vida urbana no Império Bizantino.
     Os grandes comerciantes, os membros do alto clero, os altos funcionários do governo e os donos de oficinas e manufaturas eram os moradores das maiores cidades do Império Bizantino. Tais pessoas consumiam artigos de luxo e eram a minoria da população. A grande maioria da população da cidade era formada por escravos, pequenos comerciantes, artesãos, empregados de manufaturas e oficinas, e funcionários de médio e baixo escalão. Aqueles que não tinham trabalho recebiam alimentos do governo e se divertiam nos hipódromos, para aqueles trabalhadores que ganhavam pouco ficava muito difícil para morar em casas e comprar roupas, o que geraria grande despesa e fazia com que  morassem nas ruas.
    


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plano de Aula 19/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 19/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*A participação política;
*A vida no campo;
*O governo de Justiniano e a revolta de nika;
*O Código de Justiniano.
  • HABILIDADES
*Identificar como se deu a participação política;
*Caracterizar a vida no campo e suas dificuldades;
*Reconhecer o governo de Justiniano, seus feitos e a revolta de nika;
*Conceituar o Código Justiniano.
  • COMPETÊNCIAS
*Analisar a participação política;
*Sintetizar a vida no campo;
*Compreender a revolta de nika e o governo de Justiniano;
*Relacionar o Código Justiniano.
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de texto complementar.
  • BIBLIOGRAFIA
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59


Texto Compementar




Qual foi o destino do Império Romano do Oriente?
Império Bizantino (ou Bizâncio) foi o nome que recebeu a parte oriental do Império Romano. No século V, enquanto o Império Romano do Ocidente desmoronava devido às invasões sofridas nos seus territórios, o do Oriente manteve-se firme graças à figura todo-poderosa do imperador. Assim o Império Bizantino tornou-se uma unidade política, cultural e religiosa que sobreviveu mil anos depois da queda do Império Romano do Ocidente, só vindo a cair no século XV, com a conquista pelos turcos otomanos. Constantinopla, a capital, foi a cidade mais importante da Europa durante a Idade Média. O Império Bizantino desenvolveu um poder comercial notável e acumulou grandes riquezas. A religião cristã ocupava uma posição fundamental na organização do Império. A influência da civilização bizantina encontra-se na Rússia, no mundo islâmico e na Europa Oriental. 
(Texto disponível em:http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1363-,00.html<acesso em 08/04/2011

·           Diante dessa síntese, faça um breve comentário sobre a importância de Constantinopla. Atente-se a divisão do império, a Justiniano seu código e seu governo, a economia, e as questões até aqui estudadas.



* TEXTO COMPLEMENTAR ( pequeno resumo)

     Os Verdes e Azuis eram os principais partidos políticos no Império Bizantino. Comandados pela grande elite bizantina, esses partidos reuniam os trabalhadores e moradores dos bairros da capital. O principal local de concentração política era o hipódromo, onde durante as corridas os partidos apresentavam suas reinvidicações ao imperador que sempre comparecia, tais pedidos podiam ser militares, sociais e religiosas, sempre querendo obter privilégios. Muitos desses pedidos eram atendidos, pois era muito difícil governar sem o apoio popular. Os imperadores tentavam manter a rivalidade entre os partidos para que eles não se unissem e atacassem o governo e seus representantes.
     A vida no campo era composta pelos trabalhadores pobres como servos das grandes propriedades rurais e escravos (prisioneiros de guerra), os quais trabalhavam em minas, pedreiras, construções e nos serviços domésticos e eram a maior parte da população do Império Bizantino. Porém entre os próprios camponeses haviam diferenças na condição de vida, os mais ricos podiam comer carne e tomar um pouco de vinho, enquanto os menos abastados alimentava-se de azeitonas, mel, pães e peixes. Apesar da grande população estar na área rural, a economia agrária era frágil e acabava não conseguindo manter todos os habitantes do império, sendo necessárias 19 pessoas que trabalhasse no campo para manter um morador da cidade.
     Um dos mais importantes imperadores bizantinos foi Justiniano, que durante seu reinado conseguiu através de guerrar reaver alguns territórios que pertenciam ao Império do Ocidente. Mas para manter essas guerras  foram gerados gastos com soldados, transporte, abastecimento e armas, e para quitar essas dívidas foram cobrados impostos elevados a população, entre os principais estavam sobre a propriedade de terra, sobre as atividades comerciais e sobre as construções.
     A população insatisfeita com os elevados impostos, aproveitou uma corrida no hipódromo para iniciar uma revolta. Ao fim dda corrida  houve dúvidas sobre o vencedor e Justiniano quis escolher o vencedor. As torcidas estavam divididas e gritavam nika, nika (vitória, vitória), as tensões se voltaram para o lado social gerando um protesto popular. Justiniano refugiou-se no palácio e quis fugir, pois o conflito tinha ganhado as ruas de Constantinopla, mas fôra convencido por sua mulher Teodora. O imperador organizou as tropas e reprimiua revolta com cerca de 35 mil pessoas mortas.
     Foi também durante o reinado de Justiniano que as leis do direito romano foram revistas e deu origem ao Corpus juris civilis, e dentre as leis e normas  estava  o Código de Justiniano. Dentre as principais mudanças estavam a ampliação do poder do imperador e as garantias de manutenção das propriedades dos latifundiários e da Igreja. Mais tarde, essas leis serviriam de base para as leis de muitos países ocidentais, dentre eles o Brasil e algumas leis influenciam até hoje como: ninguém será punido pelo que pensa; quem acusa deve provar o que diz; ninguém deve ser retirado de sua casa à força e etc...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plano de Aula 26/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 26/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cléberton Almeida Oliveira
                              Marilda Conceição Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              

PLANO DE AULA
  • TEMA
* Império Bizantino
  • CONTEÚDOS
*Religião;
*A arte e a Educação;
*O declínio do Império Bizantino;
  • HABILIDADES
*Reconhecer a importância do cesaropapismo, da ruptura do cristianismo (Cisma do Oriente), do monofisismo e iconoclastia, e da religiosidade popular;
*Identificar as manifestações artísticas na arquitetura, pintura, nos mosaicos e esculturas, e na educação.
*Caracterizar os motivos da decadência do Império Bizantino ;
  • COMPETÊNCIAS
*Compreender a questão da religiosidade e o Cisma do Oriente;
*Analisar as manifestações artísticas no Império Bizantino ;
*Sintetizar o fim do Império Bizantino ;
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Imagens, quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de jogo pedagógico
  • BIBLIOGRAFIA   
COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 250-266
VICENTINO, Cláudio. História Geral. 8ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 114-117
SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. 1ª Ed. São Paulo: Nova Geração, 2007, pp. 59
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/artes/mosaicos/<acesso em 07/04/2011>

Imagens

                                                                       Mosaico





                                                   Igreja de Santa Sofia

* Texto Complementar (pequeno resumo)

     Podemos afirmar que o cristianismo era a religião oficial e o principal fator de unidade a tantos povos diferentes que viviam no Império Bizantino. Afim de manter  essa unidade entre os povos, os imperadores  assumiram o papel de Deus com a função de dirigir o Estado e proteger a Igreja, sendo assim, esse domínio do Estado para com a igreja  foi denominado de Cesaropapismo. Assim, os poderes do governo (César) e espirituais (papa) ficavam nas mãos do imperador. Com o título de basileus, os imperadores comandavam o Estado e a Igreja, porém o patriarca (chefe da hierarquia eclesiástica) era submetido. Essa doutrina afirmava que Deus era o centro do universso, consequentemente o imperador seria o representante de Deus na terra cabendo-lhes governar os assuntos humanos em nome de Deus.
     O Monofisismo e a Iconoclastia foram dois movimentos religiosos distintos. No monofisismo seus seguidores acreditavam que Cristo era de natureza divina, e não humana e divina como afirmava a Igreja Católica Romana, a qual acreditava na santíssima trindade (pai, filho e espírito santo), já a iconoclastia  defendia a proibição de imagens, fazendo com que elas não fossem adoradas através da destruição das mesmas.
     Durante muitos séculos os papas, os imperadores bizantinos e os patriarcas viveram em conflito, o que posteriormente acabaria levando o cristianismo a uma ruptura. Essa ruptura dá-se o nome de Cisma do Oriente, ou seja, quando o mundo cristão se dividiu em duas partes. A Igreja Católica do Oriente ou Igreja Católica Ortodoxa teve sede em Constantinopla e comandada pelo patriarca da cidade, já a Igreja católica do Ocidente ou Igreja Católica Apostólica Romana teria sede em Roma e comandada pelo papa. Mas além da Igreja Católica Ortodoxa, havia a religiosidade popular que incluía a a devoção de ícones e reliquias de santos, o que não era bem visto pela igreja.
     A produção artística do Império Bizantino se deu por meio dos diferentes povos que lá habitavam. na arquitetura destacam-se os mosteiros, as igrejas e aquedutos. Os Afrescos sempre representavam figuras divinas ou autoridades religiosas, que na maioria das vezes eram confeccionadas para aqueles que tinham condições de pagá-las, mas acreditava-se que não eram meras pinturas, mas sim, que o pintor estava alí por intermédio divino. Os mosaicos foram muito famosos por sua forma de confecção sempre representando animais, figuras religiosas e plantas. A escultura tinha os mesmos fins da pintura, ou seja, religiosos. Sobre a educação podemo dizer que sua principal preocupação era a transmissão da fé cristã, a qual cabia aos sacerdotes. A educação era valorizada pelos mais ricos, os meninos a partir dos seis anos aprendiam a escrever e a ler, e mais tarde passariam por aulas como filosofia e aritimética, já as meninas tinham professores particulares que davam aula em casa. os filhos das famílias menos abastadas apenas se alfabetizavam.
     Sobre o declínio do Império Bizantino podemos afirmar que uma série de ataques enfraqueceu tal império sendo perdidos muitos territórios para seus inimigos, sendo que seu principal adversário foram os árabes. Mas, entre os séculos IX e XI os bizantinos conseguiram fortalecer novamente seu exército e assim reconquistaram territórios. A partir daí a economia bizantina se fortaleceu novamente, suas tropas reforçaram fronteiras fazendo com que o império se firmasse. Porém em 1453, Bizâncio não resistiu as invasões e foi conquistada pelos turcos otomanos. Esse acontecimento é o mais utilizado para indicar o fim da Idade Média. Como consequência da conquista turca destacam-se a mudança de vários itelectuais bizantinos para a Penísula Itálica, mas não foi só isso, também houve aumento no preços de produtos cobrados aos comerciantes que compravam em Bizâncio e isso fez com que esses comerciantes proucurassem outras rotas para chegar a Ásia sem ter que passar pela cidade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Plano de Aula 26/04/2011

C.R.E.J.A PROFESSOR SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: 1ª Etapa
TURMA: “A”
PROFª. REGENTE: Gilnete Reis
TURNO: Vespertino
DATA: 26/04/2011
DURAÇÃO: 50min.
ESTAGIÁRIOS: Cleberton Almeida de Oliveira
                              Marilda da Conceição da Silva
                               Sara Dantas Oliveira
                              
PLANO DE AULA
  • TEMA
* Mundo Islâmico;
  • CONTEÚDOS
* Localização da Península Arábica;
* Arábia pré- islâmica;
* Estado;
* Sociedade ( árabes beduínos, árabes urbanos);
* Religião (politeísta);
* Economia (comércio);

  • HABILIDADES
* Identificar a localização da Península Arábica;
* Reconhecer as características da Arábia pré- islâmica;
* Identificar como era estruturada a sociedade, a religião e a economia;
  • COMPETÊNCIAS
*Compreender como estava estruturada a Arábia pré- islâmica;
* Analisar como estava estruturada a sociedade, a religião e a econômia;
  • METODOLOGIA
Aula expositiva.
  • RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro e giz,
  • AVALIAÇÃO
Aplicação de exercícios;
  • BIBLIOGRAFIA   
  • COTRIM, Gilberto. História para ensino médio: Brasil e Geral. Volume único. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2002, pp. 88- 93.
  • VICENTINO, Cláudio. História Geral. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 118-123.



* EXERCÍCIO

ATIVIDADE
Nome:

1)      No que refere- se  a sociedade da Arábia pré- islâmica, analise os itens abaixo:
I-                    Árabes beduínos e árabes urbanos eram os principais povos existentes na Arábia.
II-                Os árabes beduínos eram povos sedentários que habitavam as cidades próximas ao litoral. Dedicavam- se, sobretudo ao comércio.
III-             Os árabes urbanos eram povos seminômades que vagavam pelos desertos. Organizados em tribos dedicavam- se á criação de animais (ovelhas, cabras, camelos);
IV-             Até o século VII, os árabes não eram politicamente unidos, isto é, não formavam um estado. Mais tinham elementos culturais comuns, como o idioma árabe e as crenças religiosas.
Estão corretos (as):
A)    I, II, IV.
B)    I, II, III, IV.
C)    I, IV.
D)    Todas as alternativas.


2)      No que refere- se a religião da Arábia pré- islâmica, analise os itens abaixo:
I-                   Eram politeístas e adoravam cerca de 360 divindades.
II-                Foi construído na cidade de Meca um templo religioso como o nome de “CAABA”, que significa (Festa islâmica).
III-             Na CAABA encontrava- se a pedra negra (pedaço de meteorito), bastante venerada pelos árabes.
IV-             Devido ao templo, Meca tornou- se o centro religioso e comercial dos árabes, pois a cidade transformou- se em ponto de encontro de pessoas e mercadorias de diversas regiões.

Estão incorretos (as):
A)    I, II, IV.
B)    I, II, III.
C)    II, III, IV.
D)    N. D. A.


* Texto Complementar (pequeno resumo)

Para situar- se geograficamente, a civilização Arábica nasceu entre o continente Asiático e o continente Africano, em um local conhecido como península Arábica, tal local é extremamente quente e 80% de seu território é seco constituído por desertos. A história da Arábia pode ser dividida em duas grandes fases: Arábia pré islâmica, isto é, anterior a fundação do Islamismo pelo profeta Maomé, e a Arábia Islâmica, esta, com a fundação da religião maometana, ou islâmica.
Na Arábia pré islâmica, não havia unidade política. Habitavam na região diversos povos de origem semitas, onde destacavam- se os Árabes Beduínos, que eram seminômades e organizados em tribos vagavam pelo deserto, sua principal atividade era a criação de animais (ovelhas, cabras, camelos); e os Árabes Urbanos, povos sedentários que habitavam cidades próximas ao litoral, estes, dedicavam- se ao comércio, sendo responsáveis pelas caravanas de camelos, que transportavam produtos do oriente para as regiões do mar Mediterrâneo.
No tocante a religião, eram politeístas e adoravam cerca de 360 divindades. Existia na Cidade de Meca, um templo religioso denominado CAABA “casa de Deus”, que do ponto de vista historiográfico servia para dar maior unidade as diversas tribos existentes, já que nesse período não existia unidade política.
Na economia, destaca- se entre outras atividades o predomínio no comércio, apontado pelos historiadores como a principal atividade existente.